Vantagens e desvantagens de carregar o celular no carro

Vantagens e desvantagens de carregar o celular no carro

Com a crescente evolução dos smartphones nos últimos tempos, os motoristas têm utilizado cada vez mais os celulares no carro. A partir do momento em que o celular pode ser conectado no aparelho de som do carro através de bluetooth, o motorista pode realizar ligações e consultar mapas sem o uso das mãos – e, por consequência, sem que o dispositivo distraia sua atenção do volante.

Para tanto, tornou-se necessário que fossem encontrados recursos para que a bateria do celular permanecesse carregada. Com a necessidade de se conectar um carregador para o celular no carro, pôde ser reaproveitado um velho item que já vinha caindo em desuso – o antigo acendedor de cigarros, que veio a ser substituído nos veículos por tomadas de 12 volts.

Através de conectores USB, o celular pode ser mantido em constante recarga no carro. É importante observar a forma como a energia do aparelho e da bateria automotiva são administrados quando o smartphone é conectado no veículo.

Considerando essas e outras dúvidas muito comuns relativas à eficiência e segurança dessa prática, hoje iremos discutir as vantagens e desvantagens de carregar o celular no carro. Confira:

Onde comprar carregador de celular para carro

É muito comum encontrar carregadores de celular dos mais diversos tipos em lojas de procedência questionável ou vendedores ambulantes em semáforos do centro de grandes cidades. Apesar da facilidade com a qual esses dispositivos são encontrados para compra, é importante que se esteja muito atento ao produto que você irá adquirir para utilizar com a finalidade de carregar o seu celular no carro.

É evidente que produtos de marcas confiáveis trarão maior desempenho, apresentam uma significativamente menor chance de falhas e, por consequência, trarão maior satisfação ao usuário. Apesar de normalmente requerem um investimento um pouco maior, o custo-benefício, nesse caso, compensa muito, pelo fato de que se terá total segurança de que o equipamento desempenhará suas atividades sem problemas e terá maior vida útil.

Sujeira, umidade, superaquecimento, sobrecarga: problemas comuns

É importante que se tenha atenção a respeito da quantidade de dispositivos eletroeletrônicos do carro que serão colocados em funcionamento simultâneo. Não é prudente, por exemplo, ligar o carregador do celular no veículo enquanto estão sendo utilizados o ar condicionado, aparelho de som, entre outros equipamentos, ao mesmo tempo.

Quanto maior o número de itens ligados, maior a demanda energética por parte da bateria automotiva – o que pode chegar a leva-la a uma sobrecarga e, assim, vir a danificar certos equipamentos do carro de forma que possa se fazer necessária até mesmo uma substituição de determinados componentes.

Deve-se também ter cuidado com superaquecimento – sobretudo em dias e locais de sol forte. As peças de plástico podem derreter, deformando permanentemente as partes de plástico que constituem o carregador de bateria, prejudicando seu funcionamento e podendo até mesmo ferir o indivíduo que poderá tocar nelas de maneira desavisada.

Geralmente o adaptador onde carregador de bateria do celular deve ser conectado fica localizado no console do carro, próximo a porta copos (onde muitas vezes o usuário pode armazenar outros objetos como chaves, moedas e até mesmo pequenas quantidades de lixo).

Tudo isso, em contato com o carregador, pode causar danos de diferentes naturezas. Por isso, fique sempre atento com o local e posição do carregador em seu carro para evitar qualquer conflito.

Outras opções para carregar o celular no carro

Apesar do fato que as baterias de celulares e smartphones tem a capacidade de permanecer em atividade por muito tempo, sua durabilidade depende fortemente do uso que a elas é dado. Se usado como GPS, por exemplo, é natural que haja um gasto muito maior de energia da bateria, a partir do momento em que são utilizados diversos recursos do aparelho – além de manter sua tela ligada durante todo o tempo em que o aplicativo é utilizado.

Os smartphones de hoje em dia são concebidos de forma que possam ser utilizados constantemente ligados a um carregador. Dessa forma, o ideal é que, mesmo fora do veículo, o motorista mantenha seu celular com a bateria carregada.

Para isso, além de conectá-lo a um carregador fixo, pode ser utilizado carregadores móveis, que agem como suplemento extra de bateria. Esses dispositivos são facilmente encontrados em lojas especializadas e possuem diversos formatos – desde aqueles que possuem maior capacidade e tamanho até os mais portáteis, que podem assumir o formato de uma simples capa protetora para o celular.

Carregar o celular no carro não gera danos para o aparelho. Pelo total contrário, essa é uma prática que o ajuda a manter o aparelho em funcionamento em momentos de grande necessidade.

No entanto, é importante que você esteja atento também à forma como o uso de diferentes equipamentos eletroeletrônicos interfere no funcionamento geral do veículo – sobretudo na bateria automotiva, que é responsável pelo fornecimento de todo o suprimento energético do carro.

Lembre-se de buscar adquirir sempre apenas produtos de qualidade – tanto para o aparelho celular quanto para o veículo. No que diz respeito à bateria automotiva, por exemplo, marcas de boa qualidade (como as baterias moura, por exemplo) fazem toda a diferença não só no desempenho, mas também não boa conservação do veículo. Possui mais alguma dúvida a respeito das vantagens e desvantagens de carregar o celular no carro? Entre em contato conosco!