Sinais de problemas na bateria de carro

Sinais de problemas na bateria de carro

Problemas com a bateria automotiva são extremamente comuns e ocorrem com certa frequência nas mais diversas situações. A bateria é um componente do carro que possui vital importância para seu funcionamento – afinal, sem ela, o carro sequer é capaz de dar partida.

Dependendo do tipo de defeito quea bateria possa apresentar, hádiferentes tipos de sinais que o veículo poderá apresentar que indicarão anatureza do problema. Hoje vamos discutir alguns desses sinais e sugerirpossíveis soluções para esses casos. Confira:

O que é uma bateria automotiva?

Desde os anos 1950 os carrosvinham sendo equipados com uma bateriade célula úmida – isto é, dentro de seu recipiente plástico há chumbo e ácidosulfúrico, com terminais em cada lado. Atualmente, no entanto, pode serencontrada a bateria de célula seca,geralmente utilizada em carros híbridos (tais como o Prius, por exemplo).

Os problemas mais comunsrelativos à bateria são geralmenterelacionados à má conexão dos cabos da bateriaou ao desgaste de seus componentes.

Além disso, determinados itensadicionados ao carro (tais como aparelhos de som potentes ou o intenso uso deseus complementos – principalmente enquanto o veículo está desligado) podemfazer com que a bateria descarregueou tenha sua vida útil comprometida (que é de aproximadamente 3 anos,dependendo do fabricante e da qualidade do produto).

O motor não liga ao girar a chave

Quando o carro não liga ao segirar a chave na ignição, geralmente um dos primeiros motivos a se considerar comocausa é que a bateria esteja comproblemas. Há alguns recursos que podem ser utilizados de forma remediativapara fazer a bateria voltar afuncionar – no entanto, esse tipo de medida não garante que os problemas nãovoltarão a ocorrer futuramente.

Nesses casos, o dono do carrodeve imediatamente procurar por um mecânico que possa verificar o real estadoda bateria. Às vezes, pode ser ocaso apenas de cabos soltos; em outras situações, no entanto, o conflito podeenvolver outros componentes.

Deixar o carro parado por longosperíodos (por mais de uma semana, digamos) também pode vir a gerar problemaspara a bateria, tornando-senecessário que seja feita uma recarga elétrica. Para que se possa evitar essetipo de situação, o mais indicado é que o carro seja ligado ao menos uma vezpor semana.

A bateria descarrega com facilidade

Conforme pontuamos a respeito deuma recarga provisória realizada na bateriaque se encontra descarregada, o carro poderá até funcionar por algum tempo amais sem apresentar problemas imediatamente – no entanto, há grandes chances deo defeito voltar a acontecer, com intervalos de tempo cada vez menores entrecada ocorrência.

Nessa situação, há duas formas deproceder: caso a bateria sejaantiga, é recomendado que seja realizada sua substituição por uma mais nova. Seestiver na garantia (o que pode ser verificado em sua etiqueta), ela deve serlevada até o vendedor.

Cheiro forte

Ao apresentar não só o malfuncionamento, mas também um cheiro forte de podridão, pode ser que a bateria automotiva esteja fervendo oácido que possui dentro de seu recipiente. Essa situação requer suasubstituição imediata. Nesse caso, é importante também que um mecânico deconfiança faça também uma verificação do estado do alternador, para que setenha certeza de que o problema está relacionado somente à bateria e não veio a afetar outros componentes do veículo.

Baixo desempenho do motor de arranque

Pode acontecer de, mesmo com a bateria totalmente carregada, o motorgire de forma mais lenta e apresente baixa potência. Essa situação também podeser um indicativo de que sua bateriaautomotiva deve ser substituída.

Por fim, tenha em mente dois pontos vitais a respeito da bateria de carro:

Certifique-se de adquirir somente produtos de qualidade (tais como as baterias moura, por exemplo), pois ela naturalmente apresentará melhor desempenho e durabilidade;

E sempre que enfrentar umasituação de problemas na bateria,busque não fazer seu reparo por conta própria. Prefira sempre consultarprofissionais capacitados e lojas de confiança para a realização dosprocedimentos necessários.

Possui alguma dúvida sobre os sinais de problemas na bateria de carro?Entre em contato conosco!