Saiba como prolongar a vida útil da bateria de caminhão

Saiba como prolongar a vida útil da bateria de caminhão
Spread the love

Todo item, de qualquer automóvel, terá uma vida útil longa se os seus devidos donos os administrarem bem. Assim é também com a bateria de caminhão

É um grande transtorno quando, ao dar partida no caminhão, a bateria descarrega ou chega ao fim da sua vida útil. Você perde tempo e dinheiro em uma situação que poderia ter sido evitada.

Por isso, se adotar pequenos cuidados diários poderá prolongar a vida útil da bateria de caminhão, sem grandes investimentos em manutenção e não terá prejuízos com uma bateria que precise ser trocada rapidamente. 

Cuidados com a bateria de caminhão

Vamos começar com hábitos comuns de qualquer motorista como: dar partida com o som ligado (ou outros itens, por exemplo, as luzes internas). 

Isso é prejudicial pois, no momento em que você liga o caminhão, puxa muita energia da bateria de caminhão, é o que chamamos de “pico de partida” e se existem outros dispositivos ligados você puxa muita energia desnecessária no momento errado. 

Desligar o motor no trânsito engarrafado, também é um hábito comum entre alguns motoristas que pode prejudicar a bateria de caminhão

Pois, como falado na parágrafo anterior a partida puxa muito energia e, se você desliga e liga o motor várias vezes repetidas, ele se sobrecarrega e pode descarregar. 

Agora, se ficará algum tempo parado (dias ou semanas), você pode desconectar a bateria de caminhão para evitar que os dispositivos presentes no caminhão puxem bateria de forma passiva durante esse tempo. 

Certifique-se também que as peças do caminhão sejam originais e foram testadas e aprovadas pelo sistema elétrico da montadora, principalmente dispositivos instalados, como luzes extras ou rádio.

Dessa forma você terá certeza que a bateria de caminhão está sendo empregada de forma correta por todos os sistemas do veículo. 

Cuidados com o motor de caminhão

Não é difícil entender que a vida útil da bateria de caminhão está diretamente ligada às condições do motor, que precisa estar em um bom estado. 

O primeiro cuidado com o motor de caminhão, que todo caminhoneiro deve ter, é manter uma agenda de manutenção e revisão, para que não passe o prazo de trocar ou revisar alguns itens que integram o mesmo. 

Além disso, para ajudar a prolongar vida útil do motor e da bateria de caminhão ande sempre com o tanque cheio ou parcialmente cheio.

Quando o tanque está mais vazio, entra mais ar e, consequentemente, mais sujeira e umidade no caminhão. O tanque vazio protege o motor! 

Carregador de bateria de caminhão

O carregador de bateria de caminhão auxilia principalmente no fato de que quanto mais pesado é o veículo, mas ele precisa das baterias automotivas com 100% de carga para dar partida. 

A bateria de caminhão precisa de cuidados, principalmente na recarga, para que respeite sua vida útil.

A carga lenta é mais recomendável na hora de usar carregador de bateria, portanto, pode demorar um pouco mais para concluir a operação. 

Bom, como pode ver, cuidados simples te ajudam a prolongar a vida útil da bateria de caminhão. 

E, não se esqueça, a Vip Baterias tem o que você precisa no segmento de baterias de caminhão. Trabalhamos também com bateria moura, bateria tudor e bateria heliar em BH.

Não deixe de entrar em contato conosco sempre que pensar em soluções de bateria! Entregamos em toda BH e região metropolitana.