Quanto tempo dura a bateria do carro

Quanto tempo dura a bateria do carro

A bateria é um componente essencial para o funcionamento dos maisdiversos equipamentos que utilizamos hoje em dia – afinal, a partir do momentoem que no mundo dos dias de hoje há um crescimento acelerado do uso datecnologia nos mais diversos setores, é necessário que nossos dispositivossejam devidamente alimentados com energia para que sirvam aos seus propósitosde maneira adequada.

A mesma questão é perfeitamenteaplicável para a automobilística: afinal de contas, sem a bateria, o veículo é incapaz até mesmo de dar partida. Dessa forma,é necessário que uma série de cuidados relativos à bateria sejam tomados de forma que seja possível conservá-la pelomaior tempo possível e, assim, seus recursos possam ser devidamente utilizados.

Hoje vamos discutir um pouco sobreos elementos que influenciam direta e indiretamente na durabilidade da bateria de carro. Para entender melhoressa ideia, é importante que se entenda alguns conceitos básicos sobre seufuncionamento, cuidados com sua conservação, gastos com sua manutenção e outrosfatores internos e externos que podem vir a influenciar em sua preservaçãogeral.

Para que seja dada a ignição no carro, a bateria automotiva gera uma forte corrente elétrica, que, por sua vez, é responsável por ligar o motor do carro. Dessa forma, caso a bateria automotiva esteja descarregada, o veículo simplesmente fica impossibilitado de dar partida.

Embora seja bastante evidente, éimportante ter em mente que a bateria decarro é a fonte básica de energia dos componentes eletroeletrônicos doveículo (tais como o ar condicionado, aparelho de som, entre outros) – mesmoenquanto o motor estiver desativado.

Em suma, a bateria automotiva é absolutamente vital para o funcionamento doveículo – a partir do momento em que é responsável não só pelo desempenho dos dispositivoseletroeletrônicos do carro, mas também por outros elementos que excedem essanatureza.

Há uma ampla gama de fatores quepodem vir a influenciar na vida útil de uma bateria de carro.

É muito importante que se esteja atento, por exemplo, ao estado de conservação da bateria automotiva, à qualidade da marca do produto (as baterias moura, por exemplo, tendem a apresentar bom desempenho e durabilidade); aos bons hábitos relativos ao seu uso e preservação (não deixar equipamentos eletrônicos como o aparelho de som ou ar condicionado ligados enquanto o carro estiver desativado, por exemplo);  entre outras práticas que fazem grande diferença na vida útil que a bateria de carro pode vir a ter.

Mesmo sendo cauteloso com relaçãoa todos esses pontos, lembre-se que as bateriasautomotivas têm uma vida útillimitada – que geralmente varia entre 2 e 3 anos de atividade.

Próximo a esse período, busqueconsultar profissionais capacitados e/ou lojas de confiança para que seja realizadauma verificação geral do estado de sua bateriade carro. Assim, você terá certeza a respeito de sua conservação, além depoder consultar por dicas de uso que podem ajudar a prolongar ainda mais a vidaútil de sua bateria.

O preço do serviço de revisão da bateria precisa ser sistematicamente calculadoe comparado. Afinal, o caso de se fazer a substituição por uma bateria nova requer um investimento como qual nem sempre contamos.

Por isso, é muito importante quevocê utilize apenas produtos de marcas confiáveis (como as baterias moura) e busque sempre ficar atento para que faça amanutenção constante da sua bateriae, assim, garantir que está usufruindo do produto da melhor forma possível.

Possui ainda alguma dúvida sobre quanto tempo dura a bateria de carro? Entre em contatoconosco!