Qual o melhor tipo de bateria para ser utilizada em nobreaks?

Qual o melhor tipo de bateria para ser utilizada em nobreaks?

O Nobreak é um tipo de dispositivo utilizado como fonte de alimentação caso haja queda de energia. Nesse momento, o nobreak é ativado de forma a manter os equipamentos nele conectados (podendo ser desde computadores até equipamentos hospitalares, por exemplo.

Essa função de fornecimento de energia que o nobreak tem se deve ao fato de que ele utiliza de uma bateria, que alimentará os dispositivos quando necessário. Embora geralmente sejam indicadas bateria estacionárias para seu uso, é muito comum o uso de baterias automotivas no nobreak.

Lembre-se de considerar que há certos fatores que afetam igualmente os dois tipos de bateria, tais como a qualidade do produto adquirido (as baterias moura, por exemplo, tendem a apresentar um bom desempenho), os cuidados que se tem com a conservação e preservação do bom estado da bateria, entre outros elementos.

Hoje nós vamos conhecer um pouco melhor sobre os dois tipos de bateria e a forma como elas atuam no nobreak. Confira:

Baterias automotivas

As baterias automotivas possuem, em sua constituição, placas de chumbo – que, apesar de permitirem maior superfície de contato para a solução acida e geram maior corrente, ao mesmo tempo tendem a resultar em uma rápida degradação do material.

Idealmente, as baterias automotivas devem estar permanentemente carregadas, função a qual é desempenhada pelo alternador presente nos veículos. Dessa forma, a bateria de carro é capaz de gerar uma grande corrente em tempo reduzido, o que ajuda no processo de partida do motor. Assim, a partir do momento em que o veículo está em funcionamento, a bateria passa a ser recarregada automaticamente.

Uma questão relevante sobre o funcionamento da bateria automotiva é sua liberação de gases tóxicos. Quando utilizada em um veículo, ela é posicionada distante dos indivíduos dentro do carro, não gerando riscos à sua saúde – no entanto, se usada dentro da sala de uma empresa, isso pode ser um problema para as pessoas no recinto, pois a inalação do vapor de ácido sulfúrico gerado pela bateria pode vir a resultar em sérios problemas de saúde.

Baterias estacionárias

As baterias estacionárias possuem uma construção muito mais robusta e costumam apresentar uma vida útil significativamente maior do que as baterias automotivas – o que se deve ao fato de que são utilizados materiais nobres em sua concepção.

Além de poderem ser utilizadas com nobreaks, costumam ser aplicadas também em centrais telefônicas, sistemas de som, alarmes, iluminação de emergência, sistemas de geração de energia eólica e solar, entre vários outros tipos de situações que, ao invés de requerer uma forte corrente durante alguns segundos, necessite de uma corrente moderada que dure um maior espaço de tempo.

Outra notável vantagem da bateria estacionária em comparação à bateria automotiva é o fato de poder ser utilizada em ambientes onde há um fluxo de pessoas. Isso é possível por causa do filtro que a bateria possui, responsável por não permitir a liberação de gases tóxicos no ambiente.

A vida útil da bateria estacionária é um grande ponto positivo: enquanto a bateria automotiva costuma demonstrar uma vida útil de cerca de três anos, a bateria estacionária pode durar de 5 a 10 anos dependendo dos cuidados que se tem com sua conservação.

Veredicto

Apesar de a bateria automotiva ter seu uso direcionado para o uso de motores e, por isso, gerar alta corrente e precisar que sua carga se mantenha em níveis elevados, ela pode ser utilizada em nobreaks sem maiores problemas.

No entanto, é importante destacar as significativas vantagens que a bateria estacionária possui quando utilizada com esse fim. Além de possuir uma vida útil expressivamente maior do que a bateria automotiva, a bateria estacionária tende a apresentar melhor desempenho quando utilizada com nobreaks pelo fato de manter uma carga moderada e estável durante um maior tempo, enquanto a bateria automotiva é melhor para oferecer altas correntes durante alguns segundos – o que não é o ideal para o uso com nobreaks.

A bateria automotiva, por outro lado, pode ser uma alternativa sedutora pelo fato de geralmente requerer um investimento muito menor do que uma bateria estacionária de similar capacidade.

No final das contas, é necessário que se faça um cálculo sobre o uso ao qual a bateria será destinada e a disponibilidade do investimento que poderá ser realizado. Enquanto a grande vantagem da bateria automotiva, neste caso, está atribuída ao seu preço mais atrativo, a bateria estacionária é inquestionavelmente uma escolha mais acertada pois demonstrará melhor desempenho por mais tempo e apresenta menores chances de falhas ou risco à saúde das pessoas que frequentarão o local de sua utilização.

Possui mais alguma dúvida relativa a qual bateria escolher para o uso com nobreaks? Entre em contato conosco!