Qual o consumo de bateria do aparelho de som do carro?

Qual o consumo de bateria do aparelho de som do carro?

O consumo de bateria que demanda o som automotivo é uma dúvida extremamente comum não só para aqueles que são aficionados no som de carro, mas também para o usuário que o utiliza de forma moderada no dia-a-dia. É importante saber a forma como o som automotivo consome de bateria para que se tenha um melhor controle e, assim, seja possível prolongar ao máximo a vida útil não só do aparelho de som, mas também da bateria de carro.

Os cuidados com relação ao consumo da bateria devem ser intensificados a partir do momento em que os carros dos dias de hoje vêm equipados com uma quantidade crescente de equipamentos eletroeletrônicos – o que, naturalmente, os torna cada vez mais dependentes do bom desempenho da bateria automotiva.

No caso do som automotivo, por exemplo, seu consumo energético está diretamente relacionado com sua potência. Isto é, quanto mais potente, maior será o gasto por parte da bateria.

Tendo esses pontos em mente, analisamos hoje a questão do consumo de bateria do aparelho de som do carro. Confira:

Qual a influência da potência do som no consumo da bateria?

A potência das baterias mais comuns que são utilizadas em carros populares no Brasil é perfeitamente capaz de suprir o funcionamento de seus componentes eletroeletrônicos de forma geral (tais como o ar condicionado, travas e vidros elétricos, luzes, etc) – o que, naturalmente, inclui um sistema básico de som (constituinte de quatro alto-falantes).

No entanto, caso o usuário deseje instalar em seu carro um aparelho de som planejado de maior potência com equipamentos específicos para seu desempenho, é altamente recomendável que se faça uma avaliação completa de todos os dispositivos envolvidos de forma que se possa ter clareza sobre a energia necessária para que não haja problemas relacionados posteriormente. Nesse caso, pode ser necessário até mesmo o uso de uma bateria extra para que o bom desempenho de todos os elementos envolvidos seja garantido.

Para saber qual a bateria ideal para o projeto de som para o seu carro, é preciso que seja feito um cálculo de proporção: a bateria deve apresentar um nível de 100 ampères para cada 1.000W RMS de potência do sistema de som.

Baterias especiais para som automotivo

A partir do momento em que sistemas de som automotivo de alta potência tem sido cada vez mais utilizados pelos donos de carros, eventualmente foram criadas baterias com características específicas que hoje podem ser encontradas no mercado, destinadas para o uso nesse tipo de projeto de som.

Essas baterias possuem determinadas características em sua construção e desempenho que as tornam mais adequadas para a utilização em projetos de som de maior potência. Entre esses fatores, podemos listar a maior resistência contra vibrações; maior amperagem; maior agilidade no fornecimento e recarga de energia; redução na perda de qualidade na reprodução de áudio, entre outros.

Essa bateria pode ser instalada em substituição à que vinha previamente sendo utilizada no veículo ou ser ligada em adição a ela. Essa solução costuma ser oferecida para sistemas de som de alta potência, que possuam mais de 400W RMS. Como, nesse caso, as amperagens são somadas, trata-se de um bom recurso se o projeto precisa de alto abastecimento energético.

Lembre-se, acima de tudo, de adquirir somente produtos de qualidade (como as baterias moura, por exemplo) e de recorrer somente a profissionais capacitados e lojas especializadas de confiança para o desenvolvimento e instalação de seu projeto. Dessa forma, você terá total controle sobre seu resultado final e absoluta garantia da qualidade do serviço.

Possui mais alguma dúvida sobre o consumo de bateria do aparelho de som do carro? Entre em contato conosco!