Problemas e soluções para a bateria de carro

Problemas e soluções para a bateria de carro

A bateria é um dos mais importantes componentes do carro. É o elementoresponsável por grande parte do funcionamento do veículo – e, por essa razão,precisa que certos cuidados sejam tomados a seu respeito, como a realizaçãoperiódica de sua manutenção de maneira que seja possível sempre se garantir seuuso ideal e bom estado de conservação.

Hoje vamos analisar alguns problemas comuns que podem acontecer relativos à bateria automotiva – sejam eles causados por algum mal funcionamento desse componente ou tenham alguma ligação com o papel que ela desempenha no veículo de forma geral.

Um incômodo problema que éextremamente comum e pode ser gerado pelas mais diversas razões é o carro nãoligar ou dar partida com dificuldade.

Ao se deparar com essa situação,é importante verificar alguns itens relacionados à bateria de carro de forma que se possa localizar a origem doproblema e, dessa maneira, saber qual o procedimento adequado que deve serrealizado para que seja resolvido de forma tão rápida, simples e segura quantopossível.

A origem desse tipo de conflitopode estar relacionada a motivos simples, como por exemplo algum mal contatonas conexões dos cabos, polos e outros elementos responsáveis por ligar a bateria ao automóvel.

Nesse caso, o problema pode seridentificado visualmente e basta apertar os parafusos da bateria que fixam um elemento ao outro para que tudo se resolva. Hácertas situações, no entanto, que podem exigir a troca de cabos ou conectores –ou até mesmo que sejam lixados e limpos os pontos de conexão.

A bateria pode descarregar devido ao pouco uso do carro. Uma práticaque pode ajudar a evitar isso é desconectar o cabo negativo da bateria automotiva se você sabe que ocarro não será utilizado por um longo período de tempo.

Outra prática que pode facilmentelevar a bateria a perder sua carga édeixar ligado algum equipamento eletroeletrônico do automóvel enquanto oveículo está desligado. Ao fazer isso, há o consumo de energia sem que sejafeita sua recarga, desgastando criticamente a bateria.

Nesse caso, pode ser necessárioaté mesmo que seja realizado o procedimento popularmente conhecido como“chupeta” (que consiste essencialmente na conexão da bateria automotiva com a de outro carro que esteja carregada, deforma que sua energia seja transferida e, assim, ela possa voltar a serutilizada normalmente).

Por mais simples que possam parecer alguns desses problemas da bateria automotiva e suas respectivas soluções, não hesite em procurar pela ajuda de profissionais capacitados ou alguma loja de confiança para que tudo possa se desenrolar sem maiores complicações. Além disso, busque também utilizar somente produtos de qualidade – como as bateria moura, por exemplo.

Possui ainda alguma dúvida sobreproblemas e soluções para a bateria decarro? Entre em contato conosco!