O que fazer quando a bateria do carro acabar

O que fazer quando a bateria do carro acabar

Um carro carece de certoscuidados, isto é, ele demanda atenção e, por consequência, alguns gastos paraque permaneça mantendo uma boa performance. Ao longo de sua vida útil, oveículo dependerá de seu dono – e, se não houver a devida atenção a esses determinadoscuidados, a chance de surgirem alguns gastos desnecessários cresce muito – oque pode ir muito além de termos que se restringem a termos financeiros.

Um exemplo desses gastos envolve a bateria automotiva que, em caso de esgotamento, pode vir a prejudicar – ou até mesmo impedir – a partida do carro. A primeira coisa que se deve ter certeza para evitar esse tipo de complicação é certificar-se de que sua bateria automotiva seja de um fabricante de produtos de boa qualidade, como as baterias moura, por exemplo.

Uma prática que geralmente resultaem um alto gasto de energia da bateriaé dar ignição com sistemas eletroeletrônicos do carro ativados – como as luzes,o aparelho de som e/ou ar, entre outros.

Diante da situação de esgotamentoda bateria do carro, a primeira açãoa ser tomada deve ser acionar o seguro para que esse serviço tome asprovidências mais apropriadas para a situação. Caso isso não seja possível, oprocedimento básico a ser tomado é a recarga através de uma bateria externa, geralmente de outroveículo – prática popularmente conhecida como “chupeta”.

Para a realização desse processo,é importante que sejam seguidos alguns passos:

• Garanta que serão utilizados cabosadequados. Trata-se de um par, normalmente um vermelho e o outro preto, e podemser facilmente encontrados em lojas especializadas. Verifique com cautela ascondições dos cabos, de forma que eles possam ser utilizados sem geraremmaiores problemas ao longo do procedimento;

• Os cabos devem ser conectadosentre a bateria descarregada e umaoutra, com carga, de um outro veículo. Certifique-se que os dois carros estarãoa uma distância adequada de forma que, ao longo do processo, seja possível seevitar o contato;

• Certifique-se de que todos osaparatos eletroeletrônicos (som, ar, luzes, etc.) de ambos os carros estejamdesativados antes de se dar início ao procedimento;

• Busque conferir a amperagem deambas as baterias – que deve serequivalente, ou, ao menos, que a bateriafornecedora de carga possua uma amperagem superior àquela que irá receber.

Confirmados esses pontos, deveser feita a conexão dos polos – entre a bateriadescarregada e a fornecedora. Em seguida, deve ser dada a partida no carro,para que assim a bateria possareceber carga. É aconselhado que se espere por alguns minutos até que a bateria recupere carga suficiente paraque possa ser devidamente utilizada na ignição do veículo.

Caso a bateria não apresente resposta após cerca de três tentativas deignição, fique atento: talvez se faça necessário que o automóvel seja levado aalguma loja especializada para que seja devidamente analisado e assim possa seridentificada a causa do problema, bem como suas possíveis soluções.

É fundamental que sejam feitasrevisões periódicas no veículo para que assim seja possível garantir o bomestado de funcionamento de cada uma de suas peças. Caso a bateria venha a apresentar situações de perda de carga de maneirarecorrente, busque não realizar quaisquer alterações por conta própria – em vezdisso, consulte profissionais qualificados e de confiança, que possam avaliaradequadamente a situação e lhe indicar uma solução apropriada.

Possui alguma dúvida referente a o quefazer quando a bateria do carro acabar? Entre em contato conosco!