Descubra o que é uma bateria estacionária e para que serve

Descubra o que é uma bateria estacionária e para que serve
Spread the love

Se você está na dúvida sobre o que é uma bateria estacionária, saiba que é aquela que funciona de forma totalmente integrada a uma fonte ininterrupta de corrente e de maneira imóvel.

Além de ter uma vida útil muito maior que a bateria automotiva, esse tipo é muito mais resistente. Ele pode ser descarregado diversas vezes por completo, sem que isso interfira no seu correto funcionamento.

A grande diferença entre os dois tipos, estacionária e automotiva é a sua forma de funcionamento. As baterias automotivas foram criadas para funcionar em automóveis e a estacionária em equipamentos que não se movimentam.

Quer saber mais? Continue lendo o texto abaixo com bastante atenção.

O que é uma bateria estacionária e como ela funciona?

Para entender melhor o que é uma bateria estacionária é preciso conhecer um pouco mais de sua composição, que normalmente se dá por placas de chumbo. Isso resulta numa bateria muito mais espessa e com maior nível de pureza, além de maior durabilidade.

Alguns modelos chegam a ultrapassar 10 anos de vida, desde que sejam tomados todos os cuidados, inclusive na manutenção de uma temperatura adequada ao seu funcionamento.

Para aumentar a vida útil da bateria estacionária, é preciso mantê-la em temperatura igual ou inferior a 25 graus celsius.

Onde pode ser usada a bateria estacionária?

É importante entender que esse tipo de bateria funciona de forma fixa, portanto, ela é indicada para os seguintes equipamentos:

  • Alarmes.
  • Balanças.
  • Caixas eletrônicos.
  • Captação de energia eólica e fotovoltaica.
  • Centrais telefônicas.
  • Iluminação pública.
  • Nobreaks.
  • Sistemas de segurança , entre outros serviços.

Vantagens da bateria estacionária

Por conter um filtro interno em sua composição, esse tipo de bateria permite melhor filtragem do vapor que sai do equipamento.

Dessa forma, ele permite que apenas o hidrogênio, que não é prejudicial à saúde, seja emitido para o ar. O que permite que os equipamentos que usam esse tipo de bateria possam ficar no mesmo ambiente onde há circulação de pessoas.

Um dos grandes diferenciais das baterias estacionárias é que elas não precisam de cargas frequentes, como acontece com as automotivas.

Elas são construídas para funcionarem com um sistema chamado de recarga de flutuação. Ou seja, ela estará sempre totalmente carregada para atender a qualquer situação de emergência.

Ao ser acionada, sua descarga poderá chegar até 80% ou mais, sem isso danificar qualquer sistema interno ou diminuir sua vida útil.

Sua composição de chumbo e demais materiais de qualidade, conferem ao produto muito maior segurança durante o uso.

Uma vez que os acidentes com perdas de líquidos internos que podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, praticamente inexistem.


Se você não sabia o que é uma bateria estacionária, certamente já sabe, além de entender como ela funciona e suas aplicações.

Cada tipo de bateria foi criado para atender uma necessidade. As baterias automotivas foram criadas para automóveis, portanto, devem ser usadas para esse fim.Por outro lado, as baterias estacionárias servem para equipamentos imóveis que precisam de um suporte de energia mais qualificado.

Fique atento ao uso correto de cada uma delas e obtenha o máximo de desempenho.

Se precisar de baterias estacionárias entre em contato com a Vip Baterias e obtenha os melhores produtos!