O que é e como funciona uma bateria automotiva

O que é e como funciona uma bateria automotiva

O que é uma bateria automotiva?

A bateria automotiva é o dispositivo responsável por armazenar energia elétrica em forma química e, em seguida, liberá-la controladamente como corrente contínua.

Todos os tipos de bateria contêm dois eletrodos – um positivoe um negativo (geralmente de compostos de chumbo). Eles são imersos em umeletrólito (de ácido sulfúrico diluído) – e todo esse conjunto, por sua vez, éincluso em um recipiente.

As baterias de chumbo-ácido (chamadas de secundárias) podem serrecarregadas. As baterias primárias,entretanto, devem ser descartadas após sua descarga.

Como a bateria funciona?

O eletrodo positivo é feito dedióxido de chumbo; o negativo é feito de chumbo poroso.

Quando uma carga elétrica (luzes, por exemplo) é conectada através da bateria, uma corrente flui através do eletrólito na bateria moura e através da carga externa.

Uma bateria pode ser carregada colocando uma corrente através de umafonte externa de eletricidade (como um alternador, por exemplo) que converte osulfato de chumbo de volta aos materiais originais de dióxido de chumbo e dechumbo poroso.

À medida que a bateria se carrega, a eletricidade decompõea água no eletrólito em seus elementos constituintes de hidrogênio e oxigênio,que são liberados como gás. É por isso que uma bateria “gasta” água quando é carregada.

Quais as partes da bateria?

As grades fornecem suporte mecânico de chumbo e conduzem a eletricidadedos eletrodos (positivo e negativo) para a carga externa; o separador é um isolante posicionadoentre as placas positivas e negativas de forma que possa ser evitado que elasencurtem juntas; o eletrólito é o ácidosulfúrico diluído, cuja função é atuar como condutor, nos momentos de carga edescarga da bateria, para os íonselétricos entre as placas positivas e negativas; e o recipiente e a tampa, normalmentefeitos de polipropileno – um material plástico que, apesar de leve, é muitoresistente a choques, mudanças de temperatura e diferentes fluidos (ácidos,combustíveis, entre outros).

Problemas mais comuns

Toda bateria automotiva estásuscetível a uma série de problemas, como aqueles relativos à temperatura,voltagem de circuito aberto, voltagem das células, sobrecarga, subcarga,descarga, voltagem nominal, sulfatação, ciclismo profundo, entre outros.

Por lidar com energia química, a bateria se descarrega aos poucos, masconstantemente. Assim, quanto mais velha a bateria,maior a manutenção que ela exige.

Independente do caso, há algunspassos simples a se seguir para prevenir, e/ou contornar essas complicações,dependendo do caso:

Em primeiro lugar, utilize apenaspeças originais, de boas marcas e que apresentem o selo do Inmetro; adquirasuas baterias somente em lojas deconfiança, preferencialmente aquelas reconhecidas oficialmente pelosfabricantes; por fim, mas não menos importante, busque sempre por profissionaiscapacitados para realizar qualquer tipo de manutenção na bateria automotiva.

Esperamos ter esclarecido paravocê um pouco mais sobre a bateriaautomotiva! Ainda possui alguma dúvida? Entre em contato conosco!