Manutenção de motor de carros: 4 dicas essenciais

Manutenção de motor de carros: 4 dicas essenciais

Você sabia que a manutenção de motor de carros elétricos pode ser até 50% mais barata que a tradicional? No entanto, enquanto os veículos elétricos não se popularizam, é importante saber como prevenir os danos no seu automóvel para evitar gastar dinheiro com ele.

Além da economia, uma boa manutenção de motor de carros ajuda a manter oseu veículo sempre em ordem e funcionando sem problemas. Assim, você nunca ficana mão quando mais precisa dele.

Isso é especialmente útil para quem é motorista de aplicativos ou de serviços como o Uber, 99 e Mundi Limos.

Quer saber como fazer uma boa manutenção de motor de carros? Então vejaalgumas dicas abaixo!

1. Tenha muito cuidado com o óleo que usar no motor

Uma das partes mais negligenciadas da manutenção de um carro é a troca deóleo. Normalmente, os motoristas consideram que isso é“desnecessário”. Afinal, é preciso trocar de óleo com tantafrequência assim?

O que acontece é que o óleo, como qualquer outra coisa, perde a suavalidade. No caso do óleo, ele perde a viscosidade essencial para poderlubrificar as peças do motor e evitar que elas criem atrito e danos entre si.

Por isso, é importante tomar atenção nas datas demanutenção e troca previstas no manual do proprietário oferecido pelafabricante do seu carro.

Além disso, é essencial escolher um bom óleo. Isso porque aqueles demelhor qualidade duram mais tempo, além de ter efeitos melhores nas peças doseu motor.

Prefiragerações mais novas de óleo na hora de colocá-los no motor. Isso porque os maismodernos não precisam de aditivos, o que os torna mais econômicos no longoprazo.

Além disso, veja qual é o tipo de óleo que a montadora do seu carrorecomenda. Se ela recomendar o sintético, então use-o, pois a diferença podeser impactante dentro do seu automóvel.

2. Tenha cuidado com os seus hábitos de direção

Muitosmotoristas aprendem a dirigir com os pais, que levam os filhos para algumassessões de direção pelas ruas perto de casa no fim de semana.

No entanto, o problema desse tipo de abordagem no volante é que é muitofácil da pessoa pegar os hábitos negativos do pai ou da mãe. Por causa disso,ele acaba reproduzindo esses hábitos e causa danos no próprio carro.

Emtermos de manutenção de motor de carros, é importante assumir alguns hábitospositivos na hora da direção. Por exemplo, evitar fazer acelerações bruscas.Isso porque, além de danificar os pneus, esse tipo de situação aumenta muito atemperatura do motor, o que causa uma sobrecarga no seu sistema dearrefecimento.

3. Compre um bom filtro de ar e de óleo

Além do óleo em si, os filtros de ar e de óleo são alguns dos elementosque precisam ser trocados mais comumente em um carro. Isso porque eles acumulamdano muito facilmente, mas também protegem os automóveis desses danos.

Um filtro de ar tem a função de segurar detritos e outros itens que semovem pelo ar e que podem causar um dano muito sério no motor. Já o filtro deóleo é essencial para segurar todos os elementos que podem estar no óleo ecausar danos ao entrar em contato com as peças.

Ambos devem ser trocados na quilometragem indicada pela montadora, poisprotegem a saúde do motor. Ao evitar trocá-los, você coloca o motor do seucarro em risco, o que prejudica a sua vida útil.

4. Faça a manutenção de motor de carros na frequência certa

É fato que fazer a manutenção do carro não é uma coisa prazerosa. Emalguns casos, o automóvel precisa ficar o dia inteiro na oficina, o queatrapalha a vida do motorista.

No entanto, é extremamente necessário fazer a manutenção na frequênciacerta determinada pela montadora do carro. Especialmente se você for ummotorista de aplicativos.

Isso porque a manutenção do motor do carro está diretamente ligada com avida útil da peça. Quanto melhor for a manutenção e prevenção, maior será avida útil da peça, o que garante que o carro durará por muito mais tempo.

Essa situação é especialmente positiva para os motoristas de aplicativosque precisam renovar o seu carro com frequência. Afinal, quanto melhor o estadodo seu automóvel, mais valioso ele será para uma concessionária de usados oupara um comprador particular.

Por isso, a prevenção aos danos no motor do carro não são importantes sópor causa da usabilidade do veículo, mas também para mantê-lo valorizado paraquando você for trocar de automóvel.

Como deu para ver, existe muita coisa que você pode fazer em termos demanutenção de motor de carros. No entanto, o mais importante é sempre agir deacordo com as indicações da montadora. Assim você conserva a vida útil e ovalor do veículo.

E aí, gostou do conteúdo? Então deixe um comentário com a sua opiniãosobre ele!