Ford Ka Freestyle: alto nível de segurança e com um moderno motor de três cilindros

Ford Ka Freestyle: alto nível de segurança e com um moderno motor de três cilindros

O Ford Ka FreeStyle é uma versão especial do segundo carro mais vendido do país. O objetivo do modelo é ganhar um pouco de atenção e demanda em cima do “sobrenome” FreeStyle, que se tornou um queridinho dos consumidores após a série especial do EcoSport FreeStyle em 2005.

O objetivo do automóvel é transformar o hatch compacto, que é ideal para a cidade, em uma espécie de utilitário aventureiro transformado, nas palavras da própria Ford.

Em 2019 e 2020, o Ford Ka FreeStyle se tornou a versão inaugural da família Ka dentro da Ford, embora não seja a versão mais barata dentre os lançamentos. Foi apenas a primeira a ser lançada e, por isso, contou com uma certa vantagem no mercado por trazer primeiro as principais novidades da Ford.

O automóvel é oferecido ao público em duas versões, ambas delas com o mesmo motor. A grande diferença mecânica entre elas é o câmbio: a primeira versão tem troca de marchas manual, enquanto a segunda tem troca automática. Ambas as versões contam com 6 marchas.

O motor é um 1.5 de 3 cilindros, capaz de produzir 137 cavalos de potência. Vale mencionar, claro, que esse motor do Ka FreeStyle é descrito pela Ford como o “mais moderno do segmento”. Pelos resultados, parece ser mesmo, uma vez que ele supera com folga seus concorrentes diretos.

Segurança e conforto em um hatch-utilitário

Para fazer o automóvel se destacar no mercado, a Ford investiu em tornar o Ka FreeStyle um automóvel mais confortável e seguro. Isso começa a ser sentido no reforço estrutural da carroceria, o que gera uma rigidez torcional maior. A suspensão do veículo também foi recalibrada para gerar mais conforto ao dirigir, além de uma mudança na cabine que aumenta o nível de silêncio com o automóvel em movimento. Outro fator que aumenta o conforto acústico do veículo é a adoção de um para-brisa acústico, capaz de manter o silêncio dentro da cabine.

Para melhorar, o veículo também tem um foco muito intenso em conectividade. A sua tela flutuante capacitiva de 6,5 polegadas é sensível ao toque e compatível com o Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, ela permite espelhamento do Waze e o uso de vários apps com comando de voz.

Comparação do Ford Ka FreeStyle com seus principais rivais

Para entender se o Ford Ka FreeStyle é uma boa opção para o consumidor, é importante compará-lo com seus dois principais rivais no mercado: o Chevrolet Onix Activ e o Hyundai HB20X Premium. Ambos são as versões mais robustas dos hatches compactos que dominam o Top 3 do mercado brasileiro.

Em termos de tamanho, o Ford Ka FreeStyle é o menor de todos eles. Ele tem 3,95m de comprimento, um centímetro a menos que os rivais (3,96 m para ambos). No entanto, é no entre-eixos que a diferença é mais sentida. O Ka FreeStyle tem 2,49m de espaço interno, enquanto o Onix Activ tem 4 centímetros a mais e o HB20X Premium tem 1 centímetro a mais. Esses centímetros podem ser a diferença entre uma viagem confortável e uma desconfortável.

Já em termos de potência, o motor do Ford Ka FreeStyle lidera com folga. Ele é capaz de gerar 137 cavalos de potência, contra 106 cavalos do Onix Activ e 128 do HB20X Premium. Mesmo sendo 40kgs mais pesado, a potência extra é mais do que o suficiente para gerar a tração e a velocidade necessárias para o automóvel.

Outro fator que vale a pena comparar é o espaço do porta-malas. Nesse ponto, novamente, o Ka FreeStyle perde por não aproveitar tão bem seu tamanho. Ele gera espaço de 257 litros, enquanto o Onix Activ tem 280 litros e o HB20X Premium tem 300 litros.

Em questão de preço, o Ka FreeStyle e o Onix Active estão basicamente empatados com R$100,00 de diferença, enquanto o HB20X Premium é R$4.000,00 mais caro do que ambos.

Como deu para ver, o Ford Ka FreeStyle é uma excelente opção para quem quer contar com as vantagens de um utilitário, mas dentro do modelo de hatch compacto.

Se você se interessou e quer ver outros modelos da montadora, pode pesquisar por carros Ford em Karvi. A plataforma é uma startup que conecta os consumidores aos principais vendedores de automóveis do país. Basicamente, seu objetivo é garantir que o usuário encontrará o carro certo para si, além de poder comprá-lo na concessionária mais adequada.

Em outras palavras, o Karvi mostra quais são as concessionárias melhor avaliadas na sua região, quais têm o automóvel que você quer em estoque, qual oferece descontos e outras informações úteis para você comprar o veículo perfeito para ter em casa. E aí, gostou de conhecer mais sobre o Ford Ka FreeStyle? Será que ele é o carro certo para você? Conte para a gente em um comentário abaixo!