Dúvida: para onde vão os pneus velhos do seu carro?

Dúvida: para onde vão os pneus velhos do seu carro?

Os pneus são indispensáveis para que um veículo possa ser dirigido pelas ruas de uma cidade, com total segurança e isso não tem como negar. Mas você já parou para pensar, o que acontece quando um pneu precisa ser substituído? Descubra aqui, para onde vão os pneus velhos do seu carro.

A fabricação de veículos dos mais diferentes tipos, cores, modelos e potência não tem grandes pausas em sua linha de produção, o que acaba ocasionando na fabricação de pneus que também, poderão ser encontrados em diferentes modelos e inclusive desenhos no pneu, além de outros aspectos de diferenciação.

Hoje vamos falar sobre a importância dos pneus para a boa condução de um veículo, qual a finalidade correta dos pneus quando não podem ser mais utilizados e ainda quais são os danos que o descarte incorreto pode causar para o meio ambiente.

Pneus considerados velhos, devem ser descartados corretamente

A escolha correta de um determinado modelo de pneu possui grande importância especialmente, pelo fato de que quanto melhor um pneu ou ainda, mais adequado for para um determinado tipo de veículo, melhor poderá ser a condução do mesmo.

Por isso o motorista ou dono de um veículo, deverá ter especial atenção para a troca, quando devem ser trocados ou calibrados os pneus.

Mas e quando já chegam ao seu limite de vida útil, como deve ser realizado o descarte de um pneu?

De acordo com a Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) desde o ano de 1980, existem normas e leis que proporcionam a reforma de pneus utilizados, buscando cuidar do meio ambiente.

Já no ano de 2009 a resolução 416/2009, passou a obrigar os fabricantes e também os importadores de pneus a destinarem corretamente o material.

O descarte adequado deve levar em conta especialmente, os cuidados com o meio ambiente.

Na resolução apresentada acima, um dos trechos mais importantes é a informação de que para cada pneu que for vendido, é necessário recolher um pneu usado.

Além disso a empresa também poderá ser responsável pelo correto descarte dos pneus, sendo depositado em um ambiente adequado.

Também para auxiliar empresas fabricantes e lojas de pneus, no ano de 2007 foi iniciada a Reciclanip, que teria como objetivo principal recolher os pneus que devem ser descartados.

Nos três primeiros meses, a entidade conseguiu recolher aproximadamente 89 mil toneladas de pneus. Os pneus que foram recolhidos, foram destinados para a indústria cimenteira sendo utilizado como combustível para fornos.

Saiba que nos dias de hoje existem outras várias entidades algumas até mesmo, sem fins lucrativos, que trabalham diariamente para cuidar do meio ambiente e assim, ajudar no recolhimento de pneus, ocasionando o descarte adequado.

Mas não são apenas as empresas podendo ser fábrica, ou lojas que tem a possibilidade de realizar uma boa ação pelo meio ambiente. Cada pessoa podendo ser motoristas ou não, também podem realizar diferentes ações para ajudar na reutilização dos pneus.

Além de descartar em ambiente adequado, pneus também podem ser utilizados como matéria prima para serem transformados em itens decorativos, móveis e muito mais.

O que acontece quando o pneu não é descartado corretamente

Assim como qualquer outro tipo de material que não é reciclado e acaba recebendo o descarte inadequado, essa atividade poderá ocasionar problemas especialmente ao meio ambiente.

Redes de esgoto que entopem e acabam causando enchentes e a poluição dos rios, muitas vezes são ocasionados pelo descarte errado de diferentes materiais e principalmente, de pneus uma vez que é produzido uma quantidade muito elevada.

Uma única unidade de pneu, poderá demorar mais de 150 anos para se decompor.

Para auxiliar nesse processo de descarte correto e no cuidado com o meio ambiente, já existem marcas que estão apostando na fabricação de pneus sustentáveis. Um dos principais diferenciais é a redução de emissão de CO2.

Essas e outras dicas você encontra aqui no blog da VIP Baterias Automotivas. Compre sua bateria moura conosco!