Como saber se a bateria de moto está sendo recarregada?

Como saber se a bateria de moto está sendo recarregada?

Assim como qualquer bateria automotiva, a bateria de moto também pode descarregar por questões como, deixá-la sem ligar por muito tempo ou por estar deteriorada ou danificada. 

A manutenção da bateria de moto é muito importante e o melhor é que não exige muito trabalho. Cada moto se adapta a uma determinada bateria, e você terá inúmeras opções de marcas para testar e ver qual é a melhor. 

No mercado as mais procuradas são bateria moura, bateria tudor e bateria heliar

O uso diário dela pode ser um fato muito importante para prolongar sua vida útil. Segundo dados: 

“Se rodar, ao menos 5 km por dia, pode prolongar a vida útil da bateria para até quatro anos”

O regulador retificador de uma moto é o dispositivo responsável por recarregar a bateria, portanto está diretamente ligado à bateria de moto.

Para saber se a bateria de moto está sendo recarregada, é importante verificar o estado da bateria (se está danificada, ou algo assim) porém, cheque também o regulador retificador , já que é parte importantíssima desse sistema.

Se tudo estiver em bom estado, a bateria de moto será recarregada de forma regular.  

Como funciona a bateria de moto elétrica

A bateria de moto dura três anos em média. Ela é mais fácil de recarregar que uma bateria de carro, por exemplo, e custa mais ou menos o mesmo preço que baterias para carro.

No geral, ela funciona de forma tradicional, ligada ao motor e dando energia para o carro, além de alimentar outros dispositivos, como luzes, alarmes e rastreadores. 

Assim como nos carros, esses itens podem “roubar” energia das baterias, de forma passiva.

No caso de motos é chamado de “fuga de correntes”, isso também pode descarregar a bateria de moto, fazendo com que não consiga dar partida. 

Poupar bateria, com uso desnecessário, como não deixar a chave girada na ignição, faróis e luzes traseiras acesas, será uma ótima forma de conservar a bateria de moto e prolongar seu tempo de uso. 

Como recuperar bateria de moto

Quando a bateria de moto fica descarregada, você pode recorrer a duas táticas: a famosa chupeta ou “pegar no tranco”. 

Mas, primeiro, verifique se o problema não está ligado a um comprometimento da bateria, como ela está vazando ou danificada de alguma forma. 

Dar tranco em motos, nem sempre é recomendado. Primeiro que existe um risco de encharcar o catalisador de combustível ao ligar a moto dessa maneira. Se isso acontecer, a peça terá de ser trocada e não é barato.

Em dias de frio pode ser comum a bateria de moto descarregar. Portanto, se programe para não ser pego de surpresa neste caso. Carregadores de bateria são muito úteis, assim como cabos de bateria para que possa fazer ligação com outra bateria e recarregar. 

Onde comprar bateria de moto?

A Vip Baterias é especialista em soluções para baterias de moto e baterias no geral. Atuamos em toda BH e região metropolitana, além de fazer entregas. 

Nossos produtos possuem garantia de qualidade, dessa forma, nossos clientes sempre ficam satisfeitos.  

Qualquer dúvida, estamos a disposição!