Como saber qual o tipo de carro para comprar

Como saber qual o tipo de carro para comprar
Spread the love

Se você quer um novo automóvel, é importante aprender qual o tipo de carro é a melhor opção para comprar. Afinal, esse é o sonho de consumo mais comum dos brasileiros e ele custa muito caro para fazer a escolha errada. Já imaginou perder algumas dezenas de milhares de reais ao comprar um veículo que não era exatamente o que você queria? Por isso, é importante saber como fazer essa escolha da maneira correta.

Atualmente, a pandemia do novo coronavírus exige que as pessoas tenham um automóvel para que possam ir trabalhar. Isso faz com que seja importante aprender como escolher o tipo de carro para comprar. Afinal, não ter um automóvel significa ir trabalhar de transporte público. Ônibus, trem e metrô são sinônimos de aglomeração em espaços fechados, justamente o que o vírus mais quer.

Por isso, muitas pessoas estão à procura de um automóvel no momento. Mas como saber qual o tipo de carro comprar? Aprenda isso em nosso artigo abaixo!

Como saber qual tipo de carro comprar em 5 perguntas

1. Usado, seminovo ou novo?

A primeira pergunta que você deve fazer para descobrir qual carro comprar é: você quer um usado, seminovo ou novo? Essa resposta poderá inferir na qualidade do automóvel, mas também no seu preço.

Por exemplo, um carro usado é mais barato do que um seminovo ou novo. No entanto, é mais velho e possivelmente com vários problemas. Um carro novo é o mais caro de todos, mas não tem problema algum e possui garantia de alguns anos.

Já o seminovo costuma unir o melhor dos dois. No entanto, é essencial garantir que ele está com um bom preço e que ainda está na garantia, além de apresentar bom estado mecânico.

2. E o preço, é o melhor?

O segundo ponto a definir para saber qual automóvel comprar é o preço. Afinal, essa opção que você encontrou é o melhor preço do veículo atualmente? Para saber isso, é importante pesquisar. 

No caso de veículos usados e seminovos, o ideal é dar uma olhada na Tabela Fipe e verificar se o carro que você quer está na faixa de preço que está procurando. Se sim, então é uma boa opção. Se não, pode ser que tenha algo errado tanto se ele for muito mais caro quanto muito mais barato.

Já em relação aos carros novos, o preço costuma ser tabelado, no entanto as concessionárias podem fazer promoções ou pequenos descontos aqui e ali. Vale pesquisar para ver se encontra em algum lugar um preço melhor.

3. Como saber se o carro é seguro?

Em relação à segurança, é importante verificar diferentes aspectos para garantir que você encontrou o melhor para a sua vida. Por exemplo, em caso de carro novo, normalmente não há muito risco, exceto se o automóvel for de nova geração. Aí vale a pena esperar alguns meses para ver se será necessário um recall (a nova geração do Onix foi um exemplo disso).

Já em relação aos usados e seminovos, é importante dar uma olhada na documentação do carro, bem como seu aspecto mecânico. Na parte da documentação, uma vistoria cautelar costuma ser o suficiente, já que o processo cobre praticamente tudo.

A parte mecânica, no entanto, é preciso ter algum conhecimento na área ou convidar um mecânico profissional para o test drive. Assim, fica mais fácil identificar qual automóvel está com problema e qual não está.

4. Satisfaz as suas necessidades?

O próximo ponto a ser suprido na sua busca pelo automóvel ideal é descobrir se o carro satisfaz as suas necessidades. Isso é importante para não se arrepender depois ao comprar um automóvel que não seja o ideal para você.

Para começar, analise o que você precisa em um carro. É espaço? Economia no consumo? Acessórios interessantes? Determine qual é a sua demanda para poder escolher o carro mais adequado para isso. 

Afinal, não existe carro “ruim”, o que existe é um automóvel que não combina com você. Assim, é possível encontrar o carro adequado às suas necessidades para que  você não se arrependa depois.

5. Dá para fechar negócio agora?

Por fim, o último ponto a analisar é verificar se dá para fechar negócio agora. Afinal, isso nem sempre é possível. Em muitos casos, o automóvel perfeito para você pode estar custando muito caro. Em outros, ele simplesmente está com defeitos demais para ser útil.

Por isso, é importante analisar se é viável fechar negócio agora. Se sim, então vá em frente. Se não, é importante buscar outra opção ou aguardar um outro momento para efetuar a compra.

Pronto! Agora você já aprendeu como saber qual o tipo de carro para comprar. Com essas informações, já pode começar a planejar qual automóvel você quer. Lembre-se de que existem certas regrinhas, como o fato de que usados e seminovos são mais baratos, mas carros novos contam com garantia de fábrica. Depois, defina o que você precisa dentro das suas necessidades e busque o carro que melhor se encaixa nos quesitos.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo dizendo qual é o automóvel ideal para você no momento!