Como fazer manutenção de câmbio automático

Como fazer manutenção de câmbio automático

Não são todos os motoristas que sabem como fazer manutenção de câmbio automático, uma vez que essa tecnologia é relativamente recente no mercado brasileiro. No entanto, com a popularização desse acessório, faz-se necessário que as pessoas aprendam como conservar a sua vida útil.

Por ser bem diferente do câmbio tradicional (e contar com algumas variações próprias), o câmbio automático exige uma série de cuidados específicos para que sua durabilidade não seja desperdiçada com o tempo.

Se você, motorista, não se adaptar à realidade da manutenção de câmbio automático, provavelmente acabará causando danos ao sistema sem perceber.

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Troque o fluido quando fizer a manutenção de câmbio automático

Um dos mais importantes aspectos da manutenção de câmbio automático é a troca de fluidos. No geral, esse tipo de sistema de embreagem depende muito que o seu fluido esteja em ordem para poder funcionar e, por isso, não é recomendado deixar passar o limite para trocá-lo.

O ideal é que a troca de fluido seja feita, no máximo, a cada 30 mil quilômetros quando se usa fluido mineral e a cada 50 mil quilômetros quando se usa um fluido sintético.

No entanto, é importante ter em mente que é possível trocar o fluido antes disso. Tudo depende, na verdade, da cor dele na hora da observação durante a revisão. Se ele estiver com a coloração mais escura, é sinal de que acumulou muitas impurezas e, portanto, já não oferece ganhos ao sistema. Assim, deve ser trocado, mesmo que tenha percorrido apenas 20 mil quilômetros, por exemplo.

Isso é importante pois o fluido garante o bom rendimento da embreagem. Com ele danificado ou contaminado, o motorista sentirá algumas trepidações quando for trocar de marcha ou, nos piores casos, simplesmente com o carro ligado.

Ande assim por muito tempo e o câmbio automático do seu carro vai colapsar, aumentando a sua temperatura e parando de funcionar por completo. O que deveria ser uma troca simples vai envolver a substituição de várias peças e muito mais dinheiro.

Aprenda a dirigir com o câmbio automático

Metade da manutenção de um carro é feita no volante. Isso mesmo: bons motoristas tendem a manter seus carros em melhores condições, pois bons hábitos de direção não causam tanto desgaste no veículo.

Com o câmbio automático, então, isso é especialmente verdadeiro uma vez que o sistema é bem sensível.

Por exemplo, acelerar e depois tirar o pé do acelerador causa certa instabilidade no controle de velocidade do câmbio. Isso força a transmissão a trabalhar em alta temperatura, o que pode diminuir sua vida útil.

Por isso, o ideal é seguir um controle de velocidade estável no carro, mantendo-o sempre controlado.

Para se ter uma ideia do efeito que a direção pode ter na vida útil do câmbio automático, a expectativa é que ele saia de fábrica pronto para rodar 200 mil quilômetros. Exato: 200 mil!

Em teoria, considerando uma média de 20 mil quilômetros por ano, o câmbio pode durar 10 anos. É bastante tempo.

No entanto, é comum que oficinas mecânicas vejam câmbios completamente quebrados com apenas 30 mil quilômetros rodados ou 40 mil, ou seja: mais da metade da vida útil desperdiçada por causa de maus hábitos.

Verifique a água do radiador na revisão

Como já mencionado algumas vezes, o sistema de câmbio automático tem uma relação sensível com a temperatura. Se sobrecarregado, ele tende a se aquecer e sofrer danos por causa disso. Assim, para funcionar adequadamente, o câmbio necessita de resfriamento constante.

O sistema de resfriamento adequado para a situação é a água do radiador, que já funciona como um resfriador para o motor e outras peças.

No entanto, como a mesma água será usada para resfriar mais um sistema, é importante ter maior atenção nela toda vez que você for ao mecânico. O ideal é trocar a água com mais frequência, para que o radiador sempre fique com líquido o suficiente para controlar a temperatura interna do veículo.

Essa é uma das maiores diferenças da manutenção de câmbio automático para a manutenção da transmissão manual, uma vez que o modelo mais antigo não necessita desse resfriamento.

Perceba os alertas que o carro dá sobre as mudanças

Todos os sistemas automotivos costumam dar sinais quando alguma coisa está errada. Quem tiver atenção, poderá percebê-los e, portanto, agir de maneira a corrigi-los antecipadamente.

No caso do câmbio automático, o ideal é que o carro ande bem suavemente, sem passar por trepidações quando troca a marcha. Se você começar a sentir alguns engasgos, sem uma resposta instantânea da mudança de marcha, é sinal de que há alguma coisa errada com o câmbio. Portanto, o melhor a fazer é levá-lo para uma oficina mecânica imediatamente, de modo a corrigir a situação antes que seja tarde demais.

E aí, aprendeu como cuidar da manutenção de câmbio automático? Agora é só seguir essas dicas para conservar a vida útil desse sistema no seu carro.

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