Como fazer manutenção de câmbio automático

Como fazer manutenção de câmbio automático
Spread the love

Não são todos os motoristas que sabem como fazer manutenção de câmbio automático, uma vez que essa tecnologia é relativamente recente no mercado brasileiro. No entanto, com a popularização desse acessório, faz-se necessário que as pessoas aprendam como conservar a sua vida útil.

Por ser bem diferente docâmbio tradicional (e contar com algumas variações próprias), o câmbioautomático exige uma série de cuidados específicos para que sua durabilidadenão seja desperdiçada com o tempo.

Se você, motorista, não seadaptar à realidade da manutenção de câmbio automático, provavelmente acabarácausando danos ao sistema sem perceber.

Quer saber mais sobre oassunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Troqueo fluido quando fizer a manutenção de câmbio automático

Um dos mais importantesaspectos da manutenção de câmbio automático é a troca de fluidos. No geral,esse tipo de sistema de embreagem depende muito que o seu fluido esteja emordem para poder funcionar e, por isso, não é recomendado deixar passar olimite para trocá-lo.

O ideal é que a troca defluido seja feita, no máximo, a cada 30 mil quilômetros quando se usa fluidomineral e a cada 50 mil quilômetros quando se usa um fluido sintético.

No entanto, é importante terem mente que é possível trocar o fluido antes disso. Tudo depende, na verdade,da cor dele na hora da observação durante a revisão. Se ele estiver com acoloração mais escura, é sinal de que acumulou muitas impurezas e, portanto, jánão oferece ganhos ao sistema. Assim, deve ser trocado, mesmo que tenhapercorrido apenas 20 mil quilômetros, por exemplo.

Isso é importante pois ofluido garante o bom rendimento da embreagem. Com ele danificado oucontaminado, o motorista sentirá algumas trepidações quando for trocar demarcha ou, nos piores casos, simplesmente com o carro ligado.

Ande assim por muito tempo eo câmbio automático do seu carro vai colapsar, aumentando a sua temperatura eparando de funcionar por completo. O que deveria ser uma troca simples vaienvolver a substituição de várias peças e muito mais dinheiro.

Aprendaa dirigir com o câmbio automático

Metade da manutenção de umcarro é feita no volante. Isso mesmo: bons motoristas tendem a manter seuscarros em melhores condições, pois bons hábitos de direção não causam tantodesgaste no veículo.

Com o câmbio automático,então, isso é especialmente verdadeiro uma vez que o sistema é bem sensível.

Por exemplo, acelerar edepois tirar o pé do acelerador causa certa instabilidade no controle develocidade do câmbio. Isso força a transmissão a trabalhar em alta temperatura,o que pode diminuir sua vida útil.

Por isso, o ideal é seguir umcontrole de velocidade estável no carro, mantendo-o sempre controlado.

Para se ter uma ideia doefeito que a direção pode ter na vida útil do câmbio automático, a expectativaé que ele saia de fábrica pronto para rodar 200 mil quilômetros. Exato: 200mil!

Em teoria, considerando uma média de 20 mil quilômetros por ano, o câmbio pode durar 10 anos. É bastante tempo.

No entanto, é comum queoficinas mecânicas vejam câmbios completamente quebrados com apenas 30 milquilômetros rodados ou 40 mil, ou seja: mais da metade da vida útildesperdiçada por causa de maus hábitos.

Verifiquea água do radiador na revisão

Como já mencionado algumasvezes, o sistema de câmbio automático tem uma relação sensível com atemperatura. Se sobrecarregado, ele tende a se aquecer e sofrer danos por causadisso. Assim, para funcionar adequadamente, o câmbio necessita de resfriamentoconstante.

O sistema de resfriamentoadequado para a situação é a água do radiador, que já funciona como umresfriador para o motor e outras peças.

No entanto, como a mesma águaserá usada para resfriar mais um sistema, é importante ter maior atenção nelatoda vez que você for ao mecânico. O ideal é trocar a água com mais frequência,para que o radiador sempre fique com líquido o suficiente para controlar atemperatura interna do veículo.

Essa é uma das maioresdiferenças da manutenção de câmbio automático para a manutenção da transmissãomanual, uma vez que o modelo mais antigo não necessita desse resfriamento.

Percebaos alertas que o carro dá sobre as mudanças

Todos os sistemas automotivoscostumam dar sinais quando alguma coisa está errada. Quem tiver atenção, poderápercebê-los e, portanto, agir de maneira a corrigi-los antecipadamente.

No caso do câmbio automático, o ideal é que o carro ande bem suavemente, sem passar por trepidações quando troca a marcha. Se você começar a sentir alguns engasgos, sem uma resposta instantânea da mudança de marcha, é sinal de que há alguma coisa errada com o câmbio. Portanto, o melhor a fazer é levá-lo para uma oficina mecânica imediatamente, de modo a corrigir a situação antes que seja tarde demais.

E aí, aprendeu como cuidar damanutenção de câmbio automático? Agora é só seguir essas dicas para conservar avida útil desse sistema no seu carro.

Não esqueça de deixar umcomentário abaixo com a sua opinião sobre o nosso artigo!