Como escolher bateria de carro: descubra o modelo ideal para o seu carro

Como escolher bateria de carro: descubra o modelo ideal para o seu carro
Spread the love

Como escolher bateria de carro? Essa é uma pergunta que vem à nossa mente quando de uma hora para outra o carro para de funcionar, não é mesmo? Diante do problema, algumas pessoas optam pela que tem o menor preço, outras consideram a marca.

Para te auxiliar vamos trazer algumas informações importantes que certamente vão nortear a decisão quando for preciso trocar a bateria do seu carro. Confira!

Conheça os tipos de baterias de carro

Para saber como escolher bateria de carro, é fundamental conhecer sobre os tipos que existem no mercado. De forma básica, podemos citar a existência de três baterias automotivas que são: 

  1. SLI — é o modelo convencional que também é conhecida como de chumbo-ácido;
  2. EFB — é uma evolução do SLI e pode ser usada em carros que precisam dar cargas rápidas para que as partidas sejam dadas de forma sequencial que é o caso dos carros que tem o start-stop;
  3. AGM — as baterias AGM que, traduzido para o português, são chamadas de manta de vidro absorvido, são indicadas para carros com freio regenerativo ou turbo eletrônico.

Este modelos de baterias são mais comuns em automóveis mas também é utilizado em aparelhos eletrônicos odontológicos e na indústria em geral.

Esse modelo tem capacidade se regenerar de forma rápida, mesmo sendo submetido a um consumo alto de sua carga. Além disso, ele ainda conta com a armazenagem de energia, que recebe do sistema de frenagem com maior agilidade.

Há ainda a bateria selada e não selada. A selada não exige muitos cuidados, mas o outro modelo pede que o dono do carro verifique com frequência, mas ela possibilita a recarga.

Escolha a capacidade adequada para o seu carro

Para entender como escolher bateria de carro, é preciso ainda avaliar tamanho correto do equipamento, porque a bateria possui encaixes próprios para cada um dos terminais. Quando a pessoa não compra o tamanho adequado, ela fica impossibilitada de ligar a bateria, ou o equipamento não funciona de maneira correta.

Por esse motivo, antes de fazer a aquisição, o indicado é buscar no manual do veículo as especificações. Os veículos grandes devem receber a bateria tamanho 65, com terminais que ficam na parte superior. Já o modelo indicado para veículos compactos e médios é a tamanho 75, com terminais laterais.

Os veículos que circulam na cidade podem receber as baterias tamanho 24/24F e de grande porte, as baterias tamanho 34/78 com duplos terminais e a tamanho 35, que possui terminais na parte de cima, é indicada para carros desportivos.

Como escolher bateria de carro com funcionamento Start/Stop

A bateria EFB é a alternativa para carros que tem o funcionamento start/stop, porque ela consegue oferecer a energia necessária para que o veículo dê várias partidas em um mesmo trajeto. Além disso, esse tipo de equipamento é mais indicado ainda para profissionais que trabalham com aplicativos de transporte ou táxis.

DICA: Só compre baterias com procedência garantida

Como escolher a bateria de carro passa diretamente pela procedência dela. Antes de comprar, é fundamental verificar se ela tem o selo do INMETRO. Apesar de ser obrigatório há alguns anos, ele não aparece em todas as marcas que estão no mercado.

O selo não é um certificado de que a bateria possui qualidade funcional, mas ele assegura que ela foi feita de acordo com os parâmetros e normas da categoria.

Onde comprar bateria automotiva com o melhor preço? Entendeu como escolher a bateria de carro? Entre em contato e solicite aquela que atende as necessidades do seu veículo. Nossa equipe está pronta para oferecer as melhores opções de bateria para carro. Confira!