Como escolher a melhor bateria de carro?

Como escolher a melhor bateria de carro?

Você certamente já passou por algumtipo de problema com bateria de carroou ouviu falar de alguém que tenha enfrentado situação parecida. Se a bateria que você utiliza for de máqualidade, as chances de se deparar com algum problema aumentam.

Para você não ser pego de surpresa, vamos dar algumas dicas de como escolher a melhor bateria de carro. Confira:

Como funciona?

Uma das peças de maiorimportância para o funcionamento do carro, a bateria possui duas principais funções: dar força ao arranque e fornecerenergia aos componentes elétricos do carro, como o rádio, faróis, limpadores depara-brisa, entre outros.

A bateria de carro possui compostos eletroquímicos e por essa razão requermanuseio cauteloso. Sempre que for necessário fazer qualquer procedimento queenvolve a bateria de carro,prefira deixar a tarefa por conta de um profissional capacitado – ou, caso vocênão tenha acesso a um, tome certos cuidados fundamentais, como, por exemplo, nãousar anéis ou outros materiais condutores de eletricidade durante o processo.

Quando trocar?

As baterias de carro podem ter vida útil variável de acordo com tipo,fabricante, entre outros fatores que interferem nessa característica.

Se o líquido da bateria transbordar entre a base deplástico e os bornes pode ocorrer uma oxidação esverdeada que impede o contato– o que é um problema muito sério.

Isso acontece quando não se abrecompletamente os contatos e se tenta encaixar a bateria à força, o que pode danificar a base de plástico da caixada bateria. Toda a fiação pode serdanificada por conta da corrosão – o que requer que a bateria seja trocada imediatamente.

Quais tipos existem?

Embora haja uma grandediversidade de tipos de bateria de carro,variáveis de acordo com modelo e marca, é importante saber se a bateria é selada ou não.

A selada não pode serrecarregada, mas em contrapartida não exige muitos cuidados constantes. A bateria não selada, por outro lado, deveser tratada da maneira contrária – isto é, pode ser recarregada, mas deve serverificada, idealmente, pelo menos a cada seis meses.

É fundamental que se verifique otamanho correto da bateria quandofor realizada a troca. Há um encaixe ideal para os terminais, e se essa medidanão for exata, pode não haver cabos suficientes para se fazer as ligações ouocorrer mau contato. O tamanho ideal costuma ser indicado no manual deinstruções do veículo.

Como escolher a melhor bateria de carro?

A primeira coisa a ser feita ébuscar as especificações indicadas no manual de instruções do veículo. Outroitem importantíssimo é ter certeza de que a bateria a ser escolhida, seja qual for, tenha o selo do Inmetro.

Além dos pontos mencionados anteriormente (como conferir o tamanho ideal da bateria para o veículo em questão, por exemplo), é interessante que se busque baterias automotivas de maior amperagem/hora e capacidade – principalmente se algum complemento tiver sido instalado no carro após sua fabricação (como ar condicionado, por exemplo).

Adquira somente bateria moura originais que tenham no máximo um semestre desde sua fabricação e, por fim, seja muito cuidadoso com relação aos termos de garantia oferecidos.

Seguindo as dicas que conferimoshoje será mais fácil encontrar a bateriade carro ideal para você. Lembre-se de recorrer apenas a profissionaisqualificados e lojas de confiança quando for escolher sua bateria.

Possui ainda alguma dúvida sobre bateria de carro? Entre em contato conosco!