Como a bateria automotiva pode ser afetada por temperaturas elevadas?

Como a bateria automotiva pode ser afetada por temperaturas elevadas?

Como funciona a bateria automotiva?

A bateria automotiva é formada por placas de chumbo de diferentes tipos (negativas e positivas) que ficam imersas em uma solução aquosa de ácido sulfúrico – que, por sua vez, é chamada de eletrólito. Esses componentes da bateria automotiva armazenam energia sob a forma química e a transforma em energia elétrica.

Ao conectar os polos da bateria automotiva, o circuito fecha e as placas negativas (de chumbo metálico) perdem elétrons – que migram, por meio da solução ácida, para as placas positivas (peróxido de chumbo).

Porque as baterias automotivas são prejudicadas pelo calor?

A partir do momento em que ocorrem uma série de processos químicos e físicos no interior da bateria automotiva, os elementos que a constituem estão sujeitos a serem afetados por fatores externos – como a temperatura, por exemplo.

Ao agilizar a perda de massa ativa formada pelas placas de chumbo, o calor acelera os elétrons e incita a evaporação da água do eletrólito. Assim, a bateria automotiva se descarrega mais rapidamente. A corrosão dos componentes da bateria automotiva pode ocasionar sobrecargas no sistema elétrico e, em casos extremos, até mesmo explosões.

O que é e como fazer a manutenção preventiva?

Em primeiro lugar, garanta que os componentes eletrônicos do carro estejam de acordo com a capacidade da bateria automotiva. Verifique periodicamente o estado de conservação de todos os itens eletrônicos do veículo, bem como sua corrente e tensão. Garanta que a bateria automotiva está bem posicionada e que todos os seus itens (capa protetora e conectores dos polos, por exemplo) estejam em perfeito estado.

É importante também que se faça sempre uma direção defensiva e que se tenha muita atenção com outros fatores – como, por exemplo, intempéries climáticas. Todos esses elementos podem afetar a vida útil da bateria automotiva e devem ser levados em consideração com muita seriedade.

Baterias mais procuradas aqui na Vip Baterias:

CATEGORIAS