Chaves para economizar energia no carro

Chaves para economizar energia no carro
Spread the love

Dirigir com sensatez, além de ser mais seguro, também é mais eficiente: economiza combustível, rodas e mecânica em geral. Além disso, é claro, cuidar um pouco mais do meio ambiente…. E fazer isso é muito mais fácil do que parece.

A energia que usamos todos os dias é obtida por meio de processos que poluem o meio ambiente e ajudam a esgotar os recursos naturais.

É um problema crescente, que exige da sociedade uma reflexão e união de esforços para conscientizar e sensibilizar sobre os danos que a atividade humana exerce sobre o planeta.

Não é tão difícil economizar combustível ao dirigir, muito pelo contrário. Como tantas outras coisas na vida, basta adquirir uma série de hábitos simples para verificar se a técnica funciona.

Uma das maneiras mais eficientes de consumir pouco é dirigir com a maior consistência possível.

Ou seja, sem acelerações bruscas ou travar, como se costuma dizer na ponta do acelerador, pressionando muito pouco o pedal do acelerador mas sem perder velocidade e aproveitando a inércia em todos os trechos possíveis da viagem.

Chaves para uma condução eficiente

1. Inicie sem pisar no acelerador: Não pressione o acelerador ao dar a partida, pois essa prática aumentará o consumo de combustível e, consequentemente, o impacto no meio ambiente.

Nos motores a gasolina, a marcha começa logo após a partida. Espere alguns segundos antes de fazer isso se seu carro for a diesel.

2. Mantenha uma condução fluida: uma vez em movimento, tente fazê-lo em baixas rotações. Além disso, garante uma condução fluida, evitando travagens, acelerações e mudanças de velocidades desnecessárias.

3. Conduza com os vidros para baixo: o ar condicionado aumenta o consumo de combustível. Está comprovado que dirigir com as janelas abertas economiza dinheiro, sempre que seja em trajetos urbanos. Portanto, evite o ar ao dirigir em baixa velocidade se quiser reduzir o consumo de energia.

4. Mantenha os pneus prontos: A estimativa é que as rodas gerem entre 15 e 20% do consumo de combustível do carro. Portanto, é fundamental buscar a eficiência de seus componentes e mantê-los em ótimo estado é fundamental para tentar reduzir o consumo. Verifique se eles têm a pressão correta e se estão em perfeitas condições para economizar combustível e, por sua vez, poluir menos.

5. Reduza sua bagagem: Não viaje com malas e coisas desnecessárias no carro, pois cada quilo de peso influencia diretamente no consumo do seu veículo.

Planeje suas viagens e exclua tudo o que você pode prescindir. Lembre-se que colocar a bagagem no teto do veículo aumenta consideravelmente o consumo.

6. Tenha cuidado ao trocar o óleo: preste atenção ao óleo e troque-o quando for apropriado. Se você prolongar os intervalos de troca do lubrificante, a sujeira no fluido aumentará e estragará mais rapidamente.

Essa degradação fará com que o motor fique mais desprotegido, seus componentes se deteriorem mais cedo e o consumo de combustível aumente.

7. Preste atenção ao filtro de ar: A perda de potência e eficiência do motor, com o consequente aumento do consumo, pode ser consequência de um filtro de ar em mau estado. Troque-o sempre que necessário e evite este problema.