Bateria para carro elétrico: qual a diferença?

Bateria para carro elétrico: qual a diferença?
Spread the love

Carros elétricos são aqueles carros movidos 100% à eletricidade.

A bateria para carro elétrico é recarregável e é o único combustível responsável pela movimentação do automóvel, diferente da bateria automotiva de um carro movido à combustível. 

O carro elétrico deve ficar parado para “abastecimento” por um longo período, que pode durar de 6 a 12 horas.

E, apesar de ser um carro mais sustentável, as baterias para carro elétrico ainda precisam ser descartadas corretamente, o que é uma preocupação. 

A bateria para carro elétrico, na verdade, é um conjunto de pílulas/celular de baterias, pois ele precisa de uma maior densidade, já que uma bateria apenas não seria eficiente, pois alimenta o sistema inteiro do automóvel.

Ainda é possível encontrar bateria moura, bateria tudor ou bateria heliar para essa finalidade. 

As grandes diferenças de uma bateria de carro e uma bateria para carro elétrico são essas, a bateria de carro de carros não elétricos não são fonte única de energia, já que são movidos a combustível. 

A garantia de bateria para carro elétrico também é maior, devido ao fato de armazenar uma quantidade maior de energia e ser o núcleo de eletricidade do carro.

O descarte dessas baterias são diferentes também. A bateria para carro elétrico tem um destaque parecido com baterias de celular e notebooks, porém, aqui no Brasil ainda não há suporte necessário para o descarte correto. 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, as baterias de íons de lítio (que são as baterias para carro elétrico) de aparelhos eletrônicos usados nem são tratadas o país: todas são exportadas para reciclagem.

Bateria de lítio para carro elétrico

A bateria para carro elétrico é a bateria de lítio (emboras outros tipos de elementos também possam ser usados para baterias). 

Ela é usado também em produtos eletroportáteis e quando sua funcionalidade é mover carros elétricos, pode ter um custo elevado. 

Essas baterias tem alta densidade teórica de energia, o que faz com que sejam capazes de armazenar uma quantidade de energia considerável para alimentar sistemas, como o de um carro. 

Existem muitas pesquisas que visam melhorar o uso de baterias de lítio para carros elétricos, minimizando o tempo o tempo de recarga e aumento a capacidade armazenação de energia. 

Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico

A preocupação com a duração da carga da bateria de um carro elétrico ainda provoca ansiedade em alguns consumidores que sempre acham que não será tempo suficiente para ir e voltar dos seus respectivos destinos. 

Outra preocupação é com a própria bateria e em quanto tempo será necessário trocá-la. 

Respondendo a questão do primeiro caso, uma carga pode durar 160 km de uso, para mais,  carregando de 8 a 20 horas. Existem paradas específicas que fazem a recarga de energia para esse tipo de carro. 

Quanto a questão que envolve a vida útil da bateria para carro elétrico, ela pode durar até dez anos em veículos considerados leves.

Porém, isso varia muito, em função do uso do automóveis e dos tipos de recargas que são feitas. 

Assim como um celular, que pode ficar com a bateria “viciada” a partir de hábitos rotineiros como, tirá-lo da tomada antes de ter concluído a carga total. 

Enfim, alguns dizem que os carros elétricos são os carros do futuro. E você, o que acha?

Com informações relevantes sobre como funciona a bateria para carro elétrico, esperamos ter ajudado a chegar a uma boa conclusão.