Automação residencial e carregadores para veículos elétricos

Automação residencial e carregadores para veículos elétricos
Spread the love

Os sistemas de automação residencial permitiram o avanço até aos carros elétricos. A sua evolução nas casas, passou para o mundo automóvel.

Essa ideia pode parecer um pouco rebuscada, mas a verdade é que seu impacto sobre essa tecnologia de vanguarda proporciona economias consideráveis ​​nas contas de eletricidade por meio de pontos de carregamento inteligentes.

Através do controle remoto instalado em qualquer dispositivo eletrônico, como um smartphone ou um tablet com internet móvel, o motorista tem o poder da energia de seu carro ecológico, já que este tipo de veículo, sem dúvida, cada vez mais surge como opção por esse mundo fora.

É uma nova mudança na sociedade que visa promover a mobilidade sustentável e reduzir as emissões de partículas nocivas, como o carbono, liberadas pelos combustíveis atuais e, consequentemente, criar o efeito estufa, provocando a crise climática dos dias atuais.

Desta forma, os carros elétricos não só alcançam a eficiência energética necessária para serem considerados como uma alternativa às atuais ofertas do mercado, mas também superam todas as expectativas possíveis, oferecendo serviços exclusivos que se alimentam com componentes não poluentes para o meio ambiente.

Por outro lado, é possível que seu preço, apesar de se estabelecer cada vez mais competitivo, seja um pouco mais caro que a média. Porém, deve ser visto sob a ótica de um investimento que recuperará com o passar do tempo. Os carros elétricos devem ser carregados e, portanto, não requerem combustível, como gasolina ou diesel, estando por isso, conectados a uma rede elétrica.

A aplicação de sistemas de automação residencial em carros elétricos

E, neste sentido, para que o consumo de eletricidade não suba mais do que o necessário, a automação residencial tem utilizado o papel de automatizador de recursos, de forma que o motorista gaste apenas o que consome.

Em primeiro lugar, em pontos de recarga inteligentes o tanque pode ser abastecido de forma muito eficiente, pois este sistema pode ser ativado para que o carro possa recarregar em determinados momentos do dia.

Para que isso seja feito de forma ecológica e que não envolva grandes gastos, as empresas têm especializado seus serviços na adaptação horária de tarifas de energia elétrica baratas.

Tal como acontece com as tarifas de discriminação horária que existem para controlar o consumo de energia em casa, as empresas de eletricidade se adaptaram às necessidades do mercado automobilístico.

O funcionamento desse sistema é o mesmo: as recargas de energia são feitas nos horários do dia em que o consumo de eletricidade é menor.

Os pontos de carregamento inteligentes também vão além: eles reconhecem os usuários. Ou seja, eles sabem a velocidade com que um motorista enche o tanque de seu veículo elétrico, portanto, no momento em que detecta, ele se adapta à forma como desempenha suas funções.

Vantagens dos pontos de carregamento inteligentes

São ideais para instalar em uma comunidade de bairro, pois, como vimos, seu sistema detecta e se adapta a cada veículo. Desta forma, a eletricidade pode ser paga entre toda a comunidade do bairro.

É uma aposta para o futuro, uma vez que as autoridades oferecem subsídios para a aquisição deste tipo de viaturas adaptadas aos planos que existem para reduzir as emissões de Co2 o mais rapidamente possível.

Este sistema proporciona qualidade e segurança, produzindo uma economia de energia que gasta apenas o que consome e nos horários indicados, de forma a reduzir a conta de luz.