Aprenda Qual é a Vida Útil da Bateria Automotiva e Como Aumentá-la

Aprenda Qual é a Vida Útil da Bateria Automotiva e Como Aumentá-la

A vida útil da bateria automotiva está sujeita a uma série de fatores que podem afetar sua durabilidade.

Trata-se de um componente primordial para o funcionamento de um carro (e outros veículos automotores, como motos e caminhões, por exemplo) – o que se dá pelo fato de que todos os processos elétricos e eletrônicos do automóvel dependem inteiramente dela para que eles possam ocorrer normalmente.

No entanto, devido ao fato de que ocorrem uma série de processos físicos e químicos dentro da estrutura física da bateria automotiva, ela também está sujeita a diferentes tipos de adversidades que podem afetar de várias formas seus elementos internos e, assim, acabar prejudicando seu funcionamento.

A bateria automotiva de boa procedência e em bom estado de conservação é tão importante para o funcionamento do carro que se ela simplesmente estiver descarregada, mesmo não tendo sido danificada, por exemplo, impede até mesmo que seja dada partida no carro.

O que diminui a vida útil da bateria automotiva?

Os fatores que podem afetar a vida útil da bateria automotiva são diversos. O mau uso de determinados componentes elétricos e eletrônicos do veículo (como deixar ativados, enquanto o automóvel está desligado, o sistema de som, faróis, luzes internas e ventilador ou ar condicionado, por exemplo) pode gerar um desperdício grande de energia da bateria automotiva.

Temperaturas “extremas” (muito calor ou muito frio) também são situações que exercem forte influência sobre a vida útil da bateria automotiva. A partir do momento em que determinados elementos que a compõem são feitos de metal (como placas de chumbo e fios, por exemplo), a variação de temperatura pode alterar o formato dessas peças e, por consequência, afetar a maneira como eles lidam com a energia a ser transmitida.

Há, ainda, outros fatores que podem alterar negativamente a vida útil da bateria automotiva, tais como sujeira nos capacitores ou deixar o veículo parado por longos períodos de tempo (deixando-o sem atividade por meses).

Tudo isso afeta as condições da vida útil da bateria automotiva e a duração de sua vida útil. A dica é evitar que ela passe por essas situações para que dure o máximo possível no veículo em que está instalada.

Leia também:

CATEGORIAS