A importância da bateria para carro

A importância da bateria para carro

Uma boa bateria de carro requer um investimento com o qual muitas vezes o dono do automóvel não pode arcar. Dessa forma, é fundamental que se tenha determinados cuidados com a bateria para que seja possível preservá-la adequadamente e, assim, expandir tanto quanto possível sua vida útil.

Uma bateria automotiva de marca confiável (como as bateria moura, por exemplo) geralmente dura cerca de 2 anos, mas esse valor pode sofrer alterações a partir do momento em que depende fortemente dos cuidados que o dono tem com relação ao seu bom uso e conservação.

Sempre que possível verifique se todos os componentes eletroeletrônicos do carro (tais como aparelho de som, ar condicionado, luzes, entre outros) estejam desligados antes de dar a partida no veículo. A ignição é um dos momentos em que se observa um dos mais elevados picos de gasto de energia do automóvel. Realizar esse procedimento com os equipamentos eletroeletrônicos ligados pode gerar uma sobrecarga na bateria, o que pode danificá-la e reduzir sua vida útil.

Busque conferir periodicamente ambos os terminais dos polos da bateria. Ao realizar essa verificação, desligue o carro e procure cuidadosamente por quaisquer sinais de corrosão, sujeira e se eles estão firmemente presos. No caso de os terminais apresentarem algum nível de corrosão, limpe-os com água e uma esponja de aço.

Em dias normais, quando o carro estiver desligado, confira se os equipamentos também estão desativados e evite utilizá-los enquanto o veículo estiver nesse estado. Caso seja necessário fazer o uso desses equipamentos, busque ao menos não os deixar ligados durante tempo demais.

Há uma pequena luz que acende no painel do carro sobre a qual muitas pessoas acham equivocadamente que indica defeito na bateria automotiva. No entanto, essa luz serve para indicar que a bateria não está sendo carregada – o que pode ocorrer devido a algum mal funcionamento do alternador, por exemplo.

Nessa situação, o motor permanece ligado enquanto houver energia disponível para manter em funcionamento componentes como as bobinas de ignição, bomba de combustível e os demais equipamentos eletroeletrônicos do veículo.

A bateria é um item fundamental para o funcionamento do carro. Se sua carga acaba, o motor sequer será possível de dar partida (nem mesmo se for submetido ao procedimento popularmente conhecido como “pegar no tranco”).

Outra situação que pode levar essa pequena luz de defeito na bateria acender é o rompimento da correia que gira o alternador. Essa situação requer muito cuidado e atenção, principalmente se a correia gira também a bomba d’água.

Nesse tipo de caso, a primeira coisa que deve ser feita quando a luz da bateria acender é verificar se a correia do alternador do seu carro é também a da bomba d’água. Se ela estiver quebrada, estacione imediatamente e contate um guincho. Não tente se deslocar, pois em uma situação como essa podem ocorrer danos graves (como o motor vir a ferver, por exemplo).

Possui alguma dúvida sobre a bateria automotiva? Entre em contato conosco!