9 Dicas Incríveis para a Bateria do Carro Durar Mais

9 Dicas Incríveis para a Bateria do Carro Durar Mais

Que atire a primeira pedra aquele que nunca passou aperto ao estacionar o automóvel e esquecer farol ou rádio ligados, consumindo exaustivamente a bateria do carro. Ela é a parte essencial do veículo, como se fosse o coração e sua função vai muito além de carregar seu celular com o carro em movimento, por exemplo. 

A bateria para carro é o órgão responsável por “bombear” a energia necessária por todo o seu carro. Por isso, reunimos algumas dicas infalíveis para você aprender a conservar e prolongar a vida útil da bateria automotiva, e assim manter seu veículo longe de ataque ou insuficiência cardíaca. Não perca! ❤

A vida média da bateria de carro

Em média, as baterias de automóveis duram entre 2 e 5 anos. Um dos fatores mais importantes que afeta sua duração é o clima. Isso porque um motor em funcionamento produz altos níveis de calor.

Em um dia de calor escaldante, por exemplo, jogar água dentro do capô pode provocar um dano grave na bateria de carro. Sendo assim, caso você não tome as devidas precauções, suas chances de ter uma bateria descarregada aumentam no verão.

Bateria de carro combina com climas extremos?

Com o clima quente, a bateria pode começar a descarregar, caso você dirija 24 horas direto.  É por isso que a duração média da bateria do carro em regiões mais quentes, como no nordeste,   de cerca de 2 anos e meio, em comparação com quase 4 anos e meio em regiões mais frias.

Porém, o clima frio demais também pode ser prejudicial para a vida útil da bateria. Especialistas americanos indicam que a temperatura ideal para a máxima eficiência de uma bateria de veículo é de 26,7 °C.

Como você pode ver, assim como os seres humanos, a bateria de carro também exige um certo equilíbrio térmico para um desempenho melhor. Portanto, ao estimar quanto tempo dura uma bateria automotiva, considere o clima da região onde você mora e irá conduzir seu veículo.

Como conservar a bateria do carro

Mas independentemente da temperatura do tempo, é possível prolongar a duração de uma bateria de carro. Se você cuidar adequadamente da sua, ela funcionará por mais tempo. Confira essas 7 dicas matadoras para conservar a bateria do veículo:

1. Limite as saídas muito rápidas

Você é daquelas pessoas que não consegue ir a pé até a padaria, ou nem mesmo até a esquina da rua de casa? Saiba que passeios muito rápidos, e em sequência, podem impedir que sua bateria de carro seja totalmente carregada.

Para cuidar bem da bateria do automóvel, o ideal é dirigir com frequência e por períodos mais longos. Se este não é o seu caso, considere investir em um carregador de bateria portátil.

Estes carregadores portáteis ligam a bateria sem precisar de outro veículo, caso você fique “na mão”.

2. Confira se a bateria está bem presa

Pouca gente sabe, mas uma bateria que não está bem encaixada pode acabar vibrando se não estiver firme, o que resulta em danos internos e curto-circuitos.

Verifique o terminal da sua bateria regularmente, sobretudo se você dirige com freqüência em estradas esburacadas. O devido encaixe garante que ela esteja presa na posição correta conforme o manual de montagem.

É extremamente importante destacar que a instalação da bateria de carro deve ser efetivada por especialistas em instalar componentes automotivos.

3. Desligue todas as luzes ao sair

Acidentalmente, manter os faróis dianteiros e as luzes da porta do carro acesos pode prejudicar a bateria do veículo. Algumas dicas para os “esquecidinhos de plantão”:

4. Cuidado com a corrosão!

Outro detalhe relevante é o risco de corrosão. É que, normalmente, os terminais de bateria tendem a oxidar com o tempo, e mantê-los livres de acúmulo de detritos é uma ótima maneira de prolongar a vida útil da bateria do carro.

Esfregue os terminais com uma escova de dentes embebida em uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Em seguida, usando um borrifador com água fria ou água desmineralizada, enxágue a mistura e faça uma secagem completa com um pano limpo.

5. Proteja os componentes

Falando em terminais, uma dica complementar é deixá-los protegidos com capinhas de plástico. Muita gente não sabe mas, essa proteção – feita especificamente para terminais de bateria de carro – evita danos elétricos que queimam o aparelho pelo simples contato com algum objeto metálico, por exemplo.

6. Não use a parte elétrica com o veículo desligado

Desligue funções como o rádio ou o ar condicionado quando o seu motor não estiver funcionando para reduzir o desgaste da bateria do carro. Dar a partida com acessórios elétricos ligados (faróis, rádio, luzes internas e ar condicionado) podem sobrecarregar bateria de carro.

Isso ocorre porque a bateria é o componente mais demandado durante a partida e, com equipamentos eletrônicos ligados simultaneamente, ela precisará “dar conta de tudo” ao mesmo tempo, sendo forçada em seu limite. Portanto, não ligue nada antes de virar a chave!

Por outro lado, períodos prolongados de inatividade também podem desgastá-la.

7. Teste sua bateria frequentemente

Por falar em inatividade, quem não utiliza muito o carro, corre risco de descobrir algumas “surpresinhas” ao ligar um veículo que permaneceu parado por um longo período de tempo.  Para evitar incidentes desagradáveis, o ideal é saber qual a condição da bateria, o que também ajuda a elevar sua vida útil.

Será que sua bateria precisa de um “eletrocardiograma”?

Confira o nível de voltagem de saída da bateria com aparelhos como o Testes Automotivo, e acompanhe se o coração do seu veículo está em pleno funcionamento, ou se ele precisa de um transplante.

8. Ligue o carro por alguns minutos

Voltando aos automóveis que permanecem em desuso, parados na garagem por longo tempo, uma sugestão simples – mas não menos interessante – pode ajudar a conservar a bateria nesses casos: basta dar a partida e deixar o carro ligado por, aproximadamente, 5 minutos, desligando em seguida. Se puder, crie esse hábito e repita uma vez por semana, pelo menos.

Dessa forma, o veículo não vai demorar tanto tempo para ligar, além de aumentar a eficiência da bateria do carro até a próxima vez em que ele for conduzido.

9. Cuide do veículo como um todo

Você acabou de aprender algumas dicas decisivas para potencializar a bateria do carro. Mas, obviamente, de nada adianta cuidar apenas dela e descuidar do restante. Claro que a bateria automotiva, assim como o coração no corpo humano, é um membro que exerce uma função vital para o organismo automotivo.

Contudo, a verificação deve ser completa e, no mínimo, uma vez por ano. Essa análise preventiva pode incluir o procedimento de “dar carga” em alguns tipos de bateria – o que pode aumentar sua durabilidade – porém, a revisão deve ser estendida a todas as outras partes do automóvel.

Onde comprar bateria de carro em BH

Se o “Eletro” (ou Teste Automotivo) constatou o que você queria evitar, e será necessário realizar a troca da bateria do carro, aproveite a oportunidade para conferir os preços da Vip Baterias Automotivas.

Além do precinho vip, como o próprio nome já diz,  trabalhamos com baterias de carro de marcas conceituadas; e serviço de entrega de baterias muito ágil, além da instalação🔝 em BH e região metropolitana!

O que você está esperando para cuidar do coração do seu veículo? Lembre-se de que a bateria do carro faz parte da saúde do automóvel e este, por sua vez, pode impactar diretamente a sua qualidade de vida e o bem-estar de sua família!

Bateria Estacionaria

Bateria Moura

Baterias ACDelco

Ligue agora mesmo: 3381-5519 / 3381-2176.

CATEGORIAS